terça-feira, 1 de março de 2011

Quem somos

Hoje aproveito o tempo para apresentar a equipe que está, atualmente, por trás do projeto desse blog e das pesquisas que estão sendo desenvolvidas e aqui divulgadas.

Meu nome é Leonardo Figueiredo, sou professor da UFPB Campus Litoral Norte, sediado na cidade de Rio Tinto – PB. Componho o quadro de professores do Departamento de Engenharia e Meio Ambiente e ministro aulas no curso de Ecologia deste Departamento. Sou graduado em Geografia e em Tecnologia em Geoprocessamento, com mestrado em Engenharia Urbana. Atualmente estou coordenando o Laboratório de Cartografia e Geoprocessamento – LCG, em parceria com o professor Anderson Alves (vice-coordenador do laboratório).

As linhas de pesquisa que vimos desenvolvendo concentram-se em: análise da paisagem, processos erosivos e no trinômio geodiversidade, geoconservação e geoturismo.

Dentre as atividades atuais do laboratório destaca-se a execução da “Capacitação de Gestores Municipais em Geotecnologias”, no âmbito do PROEXT/ CIDADES 2010 , já tendo capacitado técnicos de 20 municípios paraibanos, com previsão de capacitar mais 30 até o mês de maio do corrente ano, para a operação de sistemas de informação geográfica como apoio à gestão pública municipal.

Na área de pesquisa, venho orientando alunos na temática da geodiversidade, geoconservação e geoturismo, sendo que alguns dos resultados dessas pesquisas nos municípios do Congo e Gurjão – PB, vêm sendo apresentados nesse blog e estão em fase de publicação em periódicos e eventos científicos. Dois desses alunos, inclusive, são colaboradores deste blog (Hugo Yuri e Elayne Gouveia), contribuindo com as descrições dos ambientes nos quais trabalhamos.

Em breve estaremos expandindo a área de pesquisas e apresentaremos mais resultados de nossas expedições, sendo assim, fiquem sempre atentos às nossas novidades.

4 comentários:

  1. Oi Leonardo, Elayne e os demais. Prazer em "vê-los" por aqui, com esse projeto e trabalhando com o trinômio. Estou desenvolvendo um trabalho no Congo, mais precisamente na Serra da Engabelada, é uma área muito interessante em geodiversidade.
    Saudações geográficas a tds!

    ResponderExcluir
  2. Oi Thais, bom saber que também está trabalhando no Congo. Qual a pesquisa que está desenvolvendo? vamos ver se marcamos para conversar e quem sabe marcar um campo conjunto. Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Oi Leonardo,
    conheci seu blog através de Marcos Nascimento. coloca seu e-mail ai, tem sempre alguém querendo entrar em contato, trocar uma idéia, como eu quis agora rs. Coloquei um link do seu blog no meu > espia www.geoconservacao.blogspot.com
    bjo.

    ResponderExcluir
  4. Ainda estou apanhando um pouco do blog...rs. Não consegui fazer aparecer meu e-mail nas postagens nem a minha foto no meu perfil. Agradeço se enviar alguma dica. De qualquer forma, meu e-mial é lfmeneses@hotmail.com.

    ResponderExcluir