quarta-feira, 29 de junho de 2011

Por que MEIO ambiente e não ambiente INTEIRO?

O artigo abaixo foi escrito pelo geólogo e professor do departamento de geologia da UFRN Marcos Nascimento e originalmente publicado no blog TNAmbiente, em 06 de junho de 2011.

Porque MEIO ambiente e não ambiente INTEIRO?
 
Na visão de um geólogo que tem na Geodiversidade (variedade de ambientes geológicos, fenômenos e processos geradores de paisagens, rochas, minerais, fósseis, solos e outros depósitos superficiais que constituem a base para a vida na Terra) um dos seus campos de trabalho, realmente o ambiente é tratado como metade!!

Metade porque infelizmente no ambiente inteiro as atenções estão voltadas (quase que exclusivamente) ao meio biótico (a nossa Biodiversidade). Deixando de lado o meio físico ou meio abiótico (também conhecido com Geodiversidade).

Apesar de ter aparecido há cerca de 20 anos este termo é pouco conhecido pela sociedade. Porém não deveria ser assim, já que os seres humanos estão inteiramente dependentes da Geodiversidade e de seus processos naturais.

Se olharmos quais são os elementos da Geodiversidade (minerais, rochas, relevo, fósseis, solos entre outros) iremos perceber que não podemos viver sem os minerais e as rochas (matérias-primas para construirmos tudo que necessitamos hoje), sem o relevo (apenas contemplado como mera apreciação estética da paisagem), sem os fósseis (úteis para entendermos melhor o passado, compreender o presente e melhor prever o futuro) e sem os solos (de onde retiramos boa parte de nossos alimentos).

Devemos ter consciência que dependemos da Geodiversidade para assim podermos dar o verdadeiro valor e importância a ela. Se hoje os noticiários mostram terremotos, tsunamis, deslizamentos de terras é simplesmente por que a Terra mostra sua dinâmica e portanto entender que isto ocorre vai nos ajudar a prever e trabalhar esses e outros desastres naturais.

Uma conscientização ambiental só será completada sem além de conhecer a Biodiversidade, também conhecermos a Geodiversidade. Aí sim, teremos um ambiente INTEIRO e não só o MEIO ambiente.

Todos possuem responsabilidades também sobre a Geodiversidade, sejam cientistas, professores, políticos, gestores públicos, estudantes, sociedade em geral.

Marcos Antonio Leite do Nascimento (marcos@geologia.ufrn.br)
Professor do Departamento de Geologia da UFRN
Diretor-Presidente do Núcleo NE da Sociedade Brasileira de Geologia

2 comentários:

  1. Nao é possivel que algumas pessoas entendam o texto claramente, por isso peço a voce que coloque palavras mais informais. Assim todos poderao entender.

    ResponderExcluir
  2. Agradecemos o envio do comentário, no entanto, como se pode observar, esse texto foi originalmente publicado em outro veículo de comunicação e nós o publicamos aqui no blog sob aprovação do autor, sendo assim, acredito que o envio de um e-mail para o professor Marcos pode dirimir eventuais dúvidas que tenham restado sobre o assunto abordado ou, caso desejem, podemos fazer uma discussão mais aprofundada via blog mesmo.

    ResponderExcluir