quarta-feira, 6 de junho de 2012

Patrimônio Geológico x Geopatrimônio

Pessoal,

Fazendo uma releitura sobre conceitos relacionados à geodiversidade, encontrei uma discussão que achei interessante em Gray (2004), onde se apresenta a proposta de Sharples para alguns conceitos e dentre eles o que me chamou a atenção foi o de patrimônio geológico. Na verdade a discussão está embasada no termo em si e não no conceito propriamente dito.

Na bibliografia referente à geodiversidade, constantemente encontramos o termo patrimônio geológico, cujo conceituação bastante aceita é a de que o mesmo representa um conjunto de geossítios inventariados, caracterizados e que devam ser conservados (BRILHA, 2005).

Sharples (2002), no entanto, adota o termo geoheritage (geopatrimônio) como alternativa a patrimônio geológico, justificando que no segundo caso muitas vezes a ideia é associada apenas às rochas, enquanto que deveria estar associado à diversidade de forma abióticas, materiais e processos, como preconiza o conceito de geodiversidade: "variedade natural de aspectos geológicos (minerais, rochas e fósseis), geomorfológicos (formas de relevo, processos) e do solo, incluindo suas coleções, relações, propriedades, interpretações e sistemas" (GRAY, 2004).

Confesso que em vários momentos, na produção de alguns textos ou em orientações que venho realizando, me perguntei se era adequado utilizar o termo patrimônio geológico para fazer referência aos elementos que estavam sendo descritos, como por exemplo elementos e/ou processos geomorfológicos que, nesses casos me parecia mais adequado utilizar um termo do tipo patrimônio geomorfológico. Nesse caso, no entanto, para cada elemento da geodiversidade teríamos um termo que o vinculasse à ideia de patrimônio, o que resultaria em um volume muito grande de conceitos de certa forma desnecessários.

Ao que me parece, assim, é que a adoção do termo geopatrimônio seria uma solução interessante uma vez que agruparia os aspectos geológicos (minerais, rochas e fósseis), geomorfológicos (formas de relevo, processos) e do solo que apresentem valores excepcionais e que, portanto, mereçam ser enquadrados como um patrimônio (algo que possui valor) por parte daquelas comunidades que nutram algum tipo de relação com os mesmos.

Com essa exposição, não pretendo definir essa posição como a correta, mas fica aqui aberto o canal para uma eventual dicussão sobre essas terminologias.

Abraços e até o próximo.


REFERÊNCIAS:
 
BRILHA, J.B.R. Patrimônio Geológico e Geoconservação: a conservação da natureza na sua vertente geológica. Palimage Editora, 190p. 2005.

GRAY, M. Geodiversity: valuing and conserving abiotic nature. John Wiley & Sons Ltd. Londres, 434p. 2004.
 
SHARPLES, C. Concepts and principles of geoconservation. PDF Document, Tasmanian Parks & Wildlife Service website. 2002.


7 comentários:

  1. Recentemente o Professor Brilha publicou um artigo intitulado Inventory and Quantitative Assessment of Geosites and Geodiversity Sites: a Review no qual expõe a ideia de geopatrimônio tal como descrito na postagem acima. Vale muito a pena dar uma lida no artigo pois também há novidades em outros conceitos da temática, segue o link http://link.springer.com/article/10.1007/s12371-014-0139-3

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Utilizo a denominação 'geopatrimônio' na minha tese em desenvolvimento, referente a todo patrimônio abiótico, incluindo os recursos hídricos. Aqui em Portugal, há defensores ferrenhos disso, a exemplo da prof. Maria Luisa Rodrigues, da UL. Leia seu artigo: http://sper.pt/oldsite/actas7cier/PFD/Tema%20II/2_14.pdf

    ResponderExcluir
  4. Olá Luciano, vi o link do artigo lá no facebook e acho que eu já havia lido ele antes. Agradeço o comentário e, conforme se observa nessa minha postagem, já uso também o termo geopatrimônio para o todo da geodiversidade. Apesar de parecer apenas uma questão de palavras, mas acredito que usar patrimônio geológico para "o todo" gera mais dúvidas especialmente para os recém chegados à temática.

    ResponderExcluir
  5. Estou preparando um artigo onde questiono por que o 'geo' de 'geoheritage' significa 'geológico´e não somente 'Terra', representando todo o meio abiótico concernente à geodiversidade. Sinto que há uma guerra velada entre geólogos e geógrafos quando se discute esta terminologia.

    ResponderExcluir
  6. Muito boa iniciativa. Por aqui vou tentar fazer algo que fale sobre a "evolução" do conceito. Quem sabe podemos trocar umas ideias sobre o andamento do tema entre Portugal e Brasil.

    ResponderExcluir
  7. Utilizo o termo geopatrimonio em minha tese, o patrimonio geologico entra como um tipo de geopatrimonio. Abc.

    ResponderExcluir