segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Revista Eletrônica Estudos Geoambientais

A Revista Estudos Geoambientais foi criada no final do primeiro semestre de 2013, com o intuito inicial de criar um canal para a divulgação de produção científica relacionada à temática da Geodiversidade, Geoconservação e Geoturismo.

Verificou-se, no entanto, que seria mais adequado deixar o escopo do períódico mais abrangente, de forma que fosse possível manter a ideia inicial mas tornando possível a inclusão de outras temáticas da área ambiental, mas especialmente aquelas afins à Geografia Física e Geotecnologias (incluindo-se a Cartografia). Foi quando efetivamente se decidiu o nome da revista: Estudos Geoambientais.

A iniciativa da criação partiu do professor Leonardo Figueiredo de Meneses, do Departamento de Engenharia e Meio Ambiente do Campus IV (Litoral Norte - Rio Tinto) da UFPB, apoiado por professores e especialistas na área, a exemplo do professor Marcos Antonio Leite do Nascimento, do Departamento de Geologia da UFRN, todos entusiastas da divulgação científica.

No final de outubro do mesmo ano, ocorreu o I Encontro Paraibano de Estudos sobre Geodiversidade, no Campus I da UFPB, ocasião em que surgiu a ideia de lançar uma edição especial apenas com os trabalhos apresentados durante o evento, a ser lançada no início de 2014.

Tem periodicidade semestral, sendo publicada em meio eletrônico, adotando o sistema SEER/OJS, de forma a democratizar o acesso às pesquisas e facilitar procedimentos de encaminhamento e análise dos papers submetidos.

O processo de submissões online está aberto para a composição da primeira edição da revista. O processo é de fluxo contínuo, ou seja, a qualquer momento os autores interessados poderão enviar seus trabalhos para avaliação e, à medida em que os resultados forem sendo liberados, os artigos vão sendo encaixados nas edições a serem publicadas em tempo mais próximo.

Aguardamos suas submissões.

2 comentários:

  1. Estou com um texto pronto para iniciar o processo de submissão avaliação. Vou dar mais uma vista e enviar, Leo.

    ResponderExcluir
  2. Ok, envie sim Josué. Ficamos no aguardo.

    ResponderExcluir