A Pedra do Peru, localizada no município de Monteiro, PB, possui o turismo de aventura bastante consolidado principalmente direcionado para a prática de rapel, escaladas e trilhas ecológicas. Atividades que já vêm sendo desenvolvidas com a condução de guias em trilhas bem delimitadas e sinalizadas, uma vez que o local recebe com frequência turistas interessados em praticar esportes e outros que buscam simplesmente o contato com a natureza, além de receber pesquisadores de vários locais do Brasil.
Os processos intempéricos ocasionados durante anos atribuíram a parte do afloramento rochoso a geoforma semelhante ao bico de um peru, fato que derivou o nome do local. A vegetação típica da Caatinga e o clima semi-árido completam a bela paisagem.
Observamos durante a visita técnica a Pedra do Peru que trata-se de um local com importante destaque para a execução do geoturismo e ecoturismo e que já possui estrutura física(restaurantes e pousadas) para recepcionar excursões de turistas. Para chegar ao topo da serra, onde se obtém uma visão panorâmica da cidade de Monteiro, percorremos uma trilha conduzida por um guia e com placas com informações sobre o local, distância e persurso executado na caminhada.Ao pé da serra, encontra-se uma área com fotos e painéis que contam um pouco da história e curiosidades da Pedra do Peru.
Convém destacarmos que as medidas adotadas neste local (efetivação de trilha ecológica, presença de guias, sinalização nas trilhas e painéis informativos) contribuem com o bom funcionamento do ecossistema e, sobretudo, com a conservação do patrimônio geológico (geoconservação).
Figura 03 - Pôr-do-Sol na Pedra do Peru, Monteiro, PB