terça-feira, 24 de maio de 2011

Pedra Comprida - Sumé - PB

A área foi visitada durante aula de campo realizada com a turma da disciplina de Geomorfologia Geral do curso de bacharelado em Ecologia da Universidade Federal da Paraíba em janeiro de 2011.

Referências à existência desse local foram encontradas na internet, ainda que sem a indicação de coordenadas ou formas de acesso. Para chegarmos até ele, tivemos que obter primeiramente algumas indicações no centro da cidade com populares e fomos guiados até a entrada da propriedade por um moto-taxista. Dali em diante deixamos o ônibus em que viajávamos e seguimos a pé até alcançar o objetivo: a Pedra Comprida (Foto 01).

Foto 01 - Pedra Comprida vista do sopé da elevação onde se encontra

Foto 02 - Lajedo por onde se acessa o geossítio


No local podem ser observadas inscrições rupestres que encontram-se bastante desgastadas pela acao do tempo. As formas das figuras estão pouco nítidas carecendo, o geossítio, da adoção de medidas de proteção e conservação urgentes para evitar a perda total deste patrimônio.

8 comentários:

  1. Eu ja visitei aí varias vezes legal!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Silvio, obrigado por comentar em nosso blog. Por acaso você teria mais informações sobre o local ou informação de outros locais interessantes no município de Sumé e adjacências?

      Excluir
  2. Belas imagens! Sou feliz em dizer que também já tive a oportunidade de conhecer a pedra comprida, na época também visitei um sítio, onde em um lajeiro havia um poço soterrado devido ação do tempo, o dono da terra com o propósito de acumular água da chuva para sua criação, escavou o poço com um trator, a surpresa foi encontrar um dinossauro petrificado no local, mesmo assim o poço foi limpo, os ossos ficaram espalhados por todo lado, os maiores foram levados para uma universidade no pernambuco, mas até hoje acredito que haja vestigios pelo local.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rogério, por acaso você tem informações de localização desse sítio que descreveu? Seria bem interessante para incluirmos em nosso cadastro.

      Excluir
    2. Talvez, isso já faz uns vinte anos, também não tenho certeza se isso deve ser divulgado, de qualquer forma entre em contato por email, rogerio@meugps.com

      Excluir
  3. O município de Sumé é o 3º maior da Paraíba em extensão territorial, possuindo uma grande diversidade de paisagens. Na região Norte do município é possível verificar altitudes acima de 700 metros acima do mar, solo arenoso, pluviosidade de 800 mm anuais, temperaturas baixas. Na região Sul muitas formações rochosas, solos argilosos, altitude média acima de 500 mm, e temperaturas mais quentes. O município em geral possui muitos afloramentos rochosos e algumas escrituras rupestres.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Daniel obrigado por seu comentário. Vejo que você deve conhecer bem a região. Gostaria de contribuir com nossas pesquisas indicando localidades que possamos visitar no município? Aproveito para indicar nosso grupo no Facebook: https://www.facebook.com/groups/166182170173130/

      Excluir
    2. Terei o imenso prazer de colaborar com vocês em suas pesquisas aqui em Sumé. Quando tiverem interesse em visitar algum local com determinadas características ou obter informações podem entrar em contanto no seguinte e-mail: danielvilarsume@gmail.com

      Excluir