sexta-feira, 1 de junho de 2012

Defesa de Monografia

Colegas, no último dia 21 de maio ocorreu a defesa da monografia do discente Sidney Crystian Oliveira de Medeiros, do curso de bacharelado em Ecologia da UFPB. O título do trabalho é "Caracterização das dunas da Área de Proteção Ambiental da Barra do Rio Mamanguape - PB".

Participaram da banca examinadora o Professor Marcos Antônio Leite do Nascimento do Departamento de Geologia da UFRN, e o professor Anderson Alves dos Santos, do Departamento de Engenharia e Meio Ambiente (DEMA) da UFPB. A orientação do trabalho ficou por minha conta (professor Leonardo Figueiredo de Meneses - DEMA).

Estamos organizando o arquivo final para disponibilizar online para o público, por isso fiquem de olho no blog pois no mais tardar em uma semana liberaremos o link para acesso ao arquivo. Por hora apresentamos o resumo do trabalho para os interessados já terem noção do que foi produzido nessa pesquisa.

- - - - -
- - - - - 

Caracterização das dunas da Área de Proteção Ambiental da Barra do Rio Mamanguape - PB
Sidney Crystian Oliveira de Medeiros

RESUMO

 O presente trabalho trata da caracterização das dunas costeiras da Área de Proteção Ambiental da Barra do Rio Mamanguape – APA, localizada no litoral Norte da Paraíba. O objetivo principal deste trabalho foi a caracterização ambiental do sistema de dunas da área em questão com base nos fatores naturais e antrópicos. A realização de uma revisão bibliográfica a cerca das questões naturais e antrópicas que envolvem não só as dunas mas também o ambiente costeiro em associação aos conceitos de geodiversidade, constitui o embasamento necessário para a realização deste trabalho. A metodologia utilizada (fragmentação da área em zonas), possibilitou verificar fatores de cunho natural e antrópicos diferenciados que ocorrem entre as zonas. De modo natural a zona A localizada na região da comunidade de Barra do Mamanguape apresenta-se como a menos impactada por processos erosivos, pois a costa encontra-se “protegida” por uma formação recifal que ocorre paralela a linha da costa e que atua como barreira natural gerando uma dinâmica reflectiva na praia. As demais zonas B, C e D localizadas respectivamente nas comunidades de Lagoa de Praia, Praia de Campina e Oiteiro, apresentam uma dinâmica praial dissipativa que é caracterizada pela alta energia das ondas, que nas marés altas quebram na face barlavento das dunas gerando assim processos erosivos. O uso e ocupação das zonas A, B e D se dá por processos de subsistência vinculados a criação de animais de pastoreio e exploração da vegetação para cultivo agrícola, além da exploração turística. A zona C apresenta-se como a mais devastada antropicamente, pois sobre ela foi inserido um loteamento que descaracterizou completamente o ambiente. De um modo geral a área formenta os conceitos básicos da geodiversidade e incita a prática do geoturismo. Este trabalho vem a contribuir para a elaboração de um plano gestor gerando subsídios para a criação de diretrizes voltadas a valorização do ambiente físico.

Palavras-chave: geomorfologia costeira, dunas costeiras, geoconservação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário