segunda-feira, 7 de março de 2011

Aspectos Vegetacionais do Cariri Paraibano

O Cariri Paraibano apresenta diferentes tipos de vegetação do Domínio das Caatingas (AB’SABER 1967, 1969), único bioma exclusivamente brasileiro e que apresenta florestas de porte baixo, geralmente com árvores e arbustos. O clima regional é do tipo Bsh (semi-árido), que se caracteriza por elevadas temperaturas (médias anuais em torno de 26ºC), pequenas amplitudes térmicas anuais e chuvas escassas e irregulares, onde se observam os menores índices de precipitação pluviométrica, com médias anuais inferiores a 400 mm (COHEN e DUQUÉ, 2001).
Durante os trabalhos de campo nos municípios Gurjão e Congo, a partir de levantamentos preliminares, a equipe do LCG constatou a predominância das espécies: Caesalpinia pyramidalis (Catingueira), Jatropha mollissima (Pinhão), Cereus jamacaru (Mandacaru), Bromelia laciniosa (Macambira), das famílias Leguminosae, Euphorbiaceae, Cactaceae e Bromeliaceae, respectivamente (Figuras 01, 02, 03 e 04), confirmando a descrição realizada por Barbosa et al.( 2007).

Figura 01. Caesalpinia pyramidalis (Catingueira). Inflorescência e legume



Figura 02. Jatropha mollissima. Inflorescência e fruto



Figura 03. Cereus sp. (Mandacaru)



Figura 04. Bromélia com inflorescência

Velloso et al., (2002), destacam que devido as condições adversas do clima e da baixa resiliência do ecossistema, o Cariri Paraibano está entre as áreas de alta prioridade para estudos e conservação, no bioma Caatinga. Diante disso, se faz necessário a execução de trabalhos na região, que tratem tanto da biodiversidade quanto da geodiversidade.
As condições climáticas e dos solos da região do Cariri Paraibano condicionam a diversidade, ou seja, os níveis de riqueza e abundância da biodiversidade local. Isso exige que as espécies que compõem a flora desses locais possuam adaptações ecofisiológicas que as possibilitem sobreviver em ambientes que passam por longos períodos de estresse hídrico, como, por exemplo, a modificação de folhas por espinhos.
Alguns problemas como a falta de planejamento no uso dos solos, associado a fatores ecológicos (clima semi-árido, condições edáficas e disponibilidade de água) tem acentuado o grau de degradação ambiental, fato bastante comum na região do Cariri e, em conseqüência, grande parte da região encontra-se em processo de desertificação. Nota-se ainda, que o aumento do desmatamento de áreas destinadas à pecuária e agricultura (principal atividade econômica da região) tem gerado a fragmentação da cobertura vegetal, restringindo sua distribuição a remanescentes que podem ser considerados refúgios para a biodiversidade local (Barbosa, 1998).
Considerando o observado na revisão bibliográfica, existe uma facilidade em encontrar trabalhos sobre vegetação no Cariri, enquanto que são raras as pesquisas sobre o meio abiótico, ainda que o ambiente físico (elementos que compõem a geodiversidade) sejam suportes para o desenvolvimento dos componentes bióticos, e estes estejam intimamente ligados, ocorre uma atenção maior voltada à biodiversidade.

É importante destacar que estudos sobre geodiversidade e biodiversidade devam ser igualmente tratados, visto a importância dos mesmos para o equilíbrio do ecossistema.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
AB’SABER, A.N. 1967. Domínios morfoclimáticos e províncias fitogeográficas do Brasil. Orientação (Departamento de Geografia/USP), 3: 45-48.
AB’SABER, A.N. 1969. Participação das superfícies aplainadas nas paisagens do nordeste brasileiro. Geomorfologia, 19: 1-19.
BARBOSA, C.B. Estabilidade de comunidades ribeirinhas no semi-árido brasileiro. Dissertacao (Mestrado em Desenvolvimento e meio ambiente) UFPB. João Pessoa, PB. 1998.
BARBOSA, M.R.V.; LIMA, I. B.; LIMA, J.R.; CUNHA, J.P.; AGRA M.F.; & THOMAS, W.W. Vegetação e Flora No Cariri Paraibano. Oecologia Bras., 11 (3): 313-322, 2007.
VELLOSO, A.L.; SAMPAIO, E.V.S. & PAREYN, F.G.C. 2002. Ecorregiões propostas para o bioma Caatinga. Associação Plantas do Nordeste, Instituto de Conservação Ambiental, e The Nature Conservancy do Brasil, Recife.76p.

4 comentários:

  1. Elayne Foi um prazer ler seu artigo ,
    Parabéns pelo trabalho e pela iniciativa
    de ser pioneira em relatar sobre a
    geodiversidade de gurjão,
    bons estudos, aguardo mais relatos .

    ResponderExcluir
  2. Obrigada! Que bom que gostou. Estaremos sempre compartilhando os dados das nossas pesquisas com vcs.

    ResponderExcluir
  3. Obrigada tirei todas as minhas dúvidas sobre a flora do cariri paraibano agora vou ganhar um 10,0 no meu trabalho de história!Obrigado!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. A figura 03 representa um xique- xique...

    ResponderExcluir