segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Enquete - Monumentos Geológicos da Paraíba

Pessoal, iniciamos hoje uma enquete em nosso grupo do facebook (GeodiversidadePB) para saber dos leitores e dos viajantes que costumam andar pelos caminhos da Paraíba quais seriam os principais monumentos geológicos do Estado.

Lançamos a pergunta no grupo e deixamos espaço aberto para que qualquer membro possa incluir aqueles locais que ache interessante, além de poderem votar nos que já estão listados. Para acessar a enquete, clique aqui.

https://www.facebook.com/groups/166182170173130/permalink/380389955419016/?qa_ref=qd


Vale salientar que podem ser indicados quaisquer locais que tenham expressividade do ponto de vista de seu conteúdo geológico (minerais, rochas), geomorfológico (relevo), paleontológico (fósseis) e outros relacionados à geodiversidade.

Caso não seja usuário do facebook, sintam-se à vontade para indicar nos comentários aqui do blog os locais que achar interessantes que incluiremos prontamente na enquete.

Geoabraços e vamos aos votos.

quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Um retrato do "sertão"

Colegas, a dica de hoje é o texto "Sertões e sertanejos: uma geografia humana sofrida" de Aziz Nacib Ab'Saber, geógrafo com um vasto acervo de trabalhos sobre a Geografia Física brasileira, infelizmente falecido em 2012.

Publicado na Revista Estudos Avançados, da Universidade de São Paulo - USP, em seu volume 13, número 36 em 1999, o texto apresenta os traços gerais do contexto ambiental (relevo, hidrologia e condições sociais) do Nordeste seco do Brasil.

Caneluras presentes nas encostas da Serra de Queimadas, próximo à Campina Grande - PB. Notar ainda a vegetação rupícola (ou rupestre) associada ao afloramento.
 
Bastante relevante para quem estuda qualquer um dos três contextos (físico, biológico e social) que compõem o ambiente semiárido do país.

Desejo a todos uma boa leitura.

Geoabraços. 

terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Geodiversidade nas férias

Olá pessoal,

Na edição do último domingo (04 de janeiro de 2015) no Jornal Correio da Paraíba, foi publicada a edição número 111 do Correio Criança.

Nesta edição foi dado especial destaque à geodiversidade da Paraíba como elemento atrativo para a criançada no período de férias. Dentre os locais apresentados na matéria, incluem-se o Vale do Dinossauros em Sousa, a Pedra da Boca em Araruna, o Lajedo de Pai Mateus em Cabaceiras e o Sítio Bravo em Boa Vista e a Muralha do Meio do Mundo em São João do Cariri.

Vale a pena da uma conferida. Clique na imagem para ver a matéria completa.


http://issuu.com/correiodaparaiba/docs/edicao_111

quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

Feliz 2015

Olá a todos,

Primeiro dia do ano e nesta mensagem enviamos nossos votos de prosperidade, paz e saúde a todos os leitores do blog e admiradores da temática da geodiversidade.

Muitos tem sido os desafios para desenvolver a temática da geodiversidade e da geoconservação no país, mas é digno que se ressalte que os esforços tem se multiplicado tanto no meio acadêmico quanto nas instituições públicas ligadas ao tema.

Na Paraíba tivemos a grata surpresa ao final do ano de recebermos a visita de representantes da CPRM para uma avaliação e futura elaboração de mais uma proposta de geoparque para o Estado, que se localizará no Cariri paraibano e que provavelmente se denominará Geoparque do Cariri paraibano em alusão a região onde se insere. Certamente vamos aguardar ansiosos que 2015 nos traga de presente a efetivação da publicação da proposta.

Esperamos que a cada dia possamos abrir mais os olhos dos gestores, da iniciativa privada e da população de modo geral sobre a importância de se conhecer a história da formação da Terra como um passo para uma melhor gestão dos recursos naturais possibilitando um desenvolvimento que não perca de vista o uso da geodiversidade como ferramenta para a disseminação do "geosaber" e que não impossibilite as pessoas de conheceram a autobiografia da Terra, conforme já disse o colega Sidney Medeiros em suas publicações.

Abraços a todos e um ótimo novo ano.