Olá a todos, inicio esta postagem pedindo que deem uma olhada nas fotografias abaixo e vejam se percebem a presença de algumas coisas, digamos, estranhas ou inusitadas nelas?
Agora imaginem a situação: um colega está lhe mostrando algumas fotos que tirou em alguma atividade de campo e de repente você começa a perceber a presença de moedas, tampas de lentes de câmeras, canetas, pendrives e outros apetrechos "soltos" nas imagens (como no caso das fotos acima). O que você pensaria? Será que estavam fotografando lixo jogado na natureza? Será que tinha alguém com o bolso furado deixando moedas caírem ao chão? Calma, provavelmente não foi nada disso.
Quem trabalha com pesquisas em campo quase sempre tem a necessidade de registrar em fotografias elementos como amostras ou afloramentos de rochas, feições do relevo e/ou elementos da flora ou da fauna. Ocorre que as imagens podem causar certa confusão às vezes e dar uma falsa impressão de tamanho para os objetos registrados, ora podendo ser entendidos como sendo maiores do que realmente são, ora aparentando serem menores.
Por esse motivo, nós que fazemos fotografias desse gênero, devemos sempre nos preocupar em utilizar algum objeto que sirva de escala para que os leitores possam ter uma noção mais realista do tamanho dos elementos ali registrados. Moedas, canetas, pendrives, tampas de lentes de câmeras, chaves e até mesmo pessoas (ou partes do corpo) são boas pedidas para essa finalidade quando não se dispõe de algo mais técnico como uma escala mesmo (ver abaixo um exemplo da escala utilizada por nosso grupo e que produzimos "artesanalmente" - quem quiser o modelo e os detalhes de como fazer, basta pedir nos comentários).
À titulo de complementação do que estou apresentando aqui, segue um link para uma postagem do blog Un Geologo en Apuros que também apresenta esta temática além de indicar alguns outros modelos de escalas que podem ser usadas nos registros fotográficos.
Assim sendo, #ficadica: nunca esqueçam de usar uma escala em suas fotografias técnicas tomando o cuidado apenas de que as escalas não ganhem mais destaque nas fotografias do que os próprios elementos que se pretende apresentar ao leitor.
Geoabraços e até a próxima.
Nenhum comentário:
Postar um comentário